Os dados recentes da plataforma Brasileiros no Exterior mostram que a crescente vaga de migração brasileira em Portugal vem predominantemente das grandes cidades no Brasil, emigra em família, pertence a várias classes sociais e tem entre 20 e 40 anos.
No mês de setembro de 2023, o SEF indicou que residem atualmente em Portugal 393.000 cidadãos brasileiros, com maior incidência nos concelhos de Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga.
Este número não abrange as pessoas com dupla nacionalidade.
A título de comparação, no final de 2022 viviam em Portugal 239.744 brasileiros, ou seja, 153.000 pessoas a menos.
Segundo a referida plataforma, ao contrário das migrações anteriores, o desejo de regressar ao Brasil nesta vaga é menos explícito: as pessoas vão e se der certo vão ficando.
Há também um crescimento dos brasileiros com um nível de escolaridade superior, em relação às migrações anteriores.
Uma terceira novidade nos últimos anos é um protagonismo da mulher: nas classes mais altas, numa questão de independência e empoderamento feminino, enquanto nas classes mais baixas, a mulher emigra para ter uma vida melhor e sustentar a família que tem no Brasil.
Os principais motivos para emigrar para Portugal, porém, mantêm-se inalterados: a oferta de trabalho e condições de vida melhor no que diz respeito à segurança e educação continuam sendo fatores predominantes de motivação.
Mais informações: https://www.brasileirosnoexterior.org/
Fonte: DN/Lusa