Na margem sul do Tejo, em Almada, vai nascer o Innovation District, uma cidade gigante de 400 hectares com 1.000 habitações, 250 mil metros quadrados de atividades económicas, 86 mil metros quadrados de infraestruturas turísticas – entre as quais unidades hoteleiras e museus – e residências de estudantes e moradia compartilhada (coliving).
Resultado de um investimento de 800 milhões de euros por parte da Universidade Nova de Lisboa e de um conjunto de proprietários e investidores locais. O projeto contribuirá para a criação de 17 mil postos de trabalho, apenas numa primeira fase.
A localização escolhida para o projeto envolve o Monte da Caparica e a zona envolvente de Porto Brandão, e constitui uma área 18% superior à zona de intervenção da Expo’98 – a atual zona empresarial do Oriente. O prazo proposto para a realização do projeto é de 10 anos.
O Innovation District ambiciona trazer uma nova centralidade à Grande Lisboa, criando uma comunidade criativa, diversificada, energética e sustentável, inspirado por uma melhor qualidade de vida, aliando inovação a conhecimento tecnológico.
Mais informações: https://smart-cities.pt/
Fonte: Eco Sapo